sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Chá verde, santo remédio ou vilão ?




O chá verde recentemente se tornou moda entre quem quer emagrecer, entretanto muitos vêm ingerindo-o indiscriminadamente sem levar em conta possíveis efeitos colaterais. 

O chá verde acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso, além de apresentar catequina que é um antioxidante, o flavonoide que tem uma ação vascular, e vitaminas do complexo b, complexo c e vitamina k. A existência de vitamina K deve ser levada em conta se o paciente tomar remédios anticoagulantes, visto que a vitamina diminuirá o efeito do mesmo. 

Os últimos estudos na Europa revelam que o chá verde pode até proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e contra o câncer, já que é rico em substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo. 

Entretanto, como todos os outros chás, o chá verde contém cafeína que pode levar ao aumento da pressão arterial, insônia, ansiedade, irritabilidade, dores de estômago, náuseas, palpitações e em excesso até mesmo dependência e alucinações. 

Além dos males causados pela cafeína, este chá contém tanino, que apesar de enormes propriedades benéficas, bloqueia a absorção de ferro pelo organismo, podendo levar a anemia, por isso recomenda-se que não ingerir mais de 300 ml ao dia e após as refeições principais que nos fornecem a maior quantidade de ferro. 

Em excesso o uso de chá verde pode afetar o fígado e causar problemas hepáticos ou ulcerações na região devido à presença de Camellia sinensis ou problemas renais. 

Além disso, o uso de chá verde não é recomendado para gestantes, hipertensos, crianças e pessoas com problemas gástricos. 

O chá verde ficou amplamente conhecido devido a sua contribuição para o emagrecimento, todavia antes de consumi-lo deve se consultar um nutricionista e conhecer as doses corretas evitando assim os efeitos colaterais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário